Mestrandos do PPGGSA ministram palestra na Unidade de Saúde da Família José Serrão Furtado

Projeto Integrador: Promoção à Saúde na população tradicional da terceira idade.

Os discentes Nayara Lima Milhomem e Shidney Salatiel Batista de Lima, mestrandos no Programa de Pós-Graduação Gestão e Saúde na Amazônia (PPGGSA) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), ministraram a palestra “Promoção à Saúde na população tradicional da terceira idade”, para Unidade da Saúde da Família José Serrão Furtado, no dia 24/05, das 08 às 10h. A palestra do Projeto Integrador é vinculado à Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciência Humanas Gamaliel – FATEFIG, que tem como objetivo integrar conhecimentos entre a teoria e a prática para que o aluno possa desenvolver competências e habilidades necessárias às atividades de forma interdisciplinar.

Na ocasião, os mestrandos atuaram como mediadores, coordenando as atividades extensionistas para que os alunos pudessem desenvolver suas ações e ao final socializar com os demais  discentes do eixo, levantando discussões sobre a temática abordada por cada grupo, como doenças crônicas, alimentação saudável e atividade física para uma melhora na qualidade de vida. A palestra teve como público-alvo os pacientes presentes na Unidade Básica de Saúde.

Os temas abordados no Projeto Integrador vinculam-se ao Projeto desenvolvido no Mestrado Profissional pelos mestrandos. A enfermeira Nayara Milhomem abordou temáticas sobre Doenças Crônicas não transmissíveis, como a Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Doenças Respiratórias. “Na palestra foi discorrido sobre o conceito, prevenção, diagnóstico e tratamento com os pacientes da Unidade Básica”, contou Nayara. O projeto de pesquisa do mestrado de Nayara está associado à Diabetes Mellitus na Atenção Primária.

Ademais, o nutricionista Shidney Lima relata que a palestra foi sobre “Os cuidados na alimentação de pacientes idosos portadores de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica, tirando dúvidas pertinentes, dando dicas de alimentação saudável e manejo adequado no tratamento dietoterápico”. O projeto de pesquisa do mestrado de Shidney está relacionado com fatores da não adesão ao tratamento da Diabetes e as complicações clínicas nestes pacientes que não realizam o tratamento de forma adequada.