Entre os dias 22 e 30 abril, dezoito mestrandos da Turma 2023 do Curso de Mestrado Profissional Gestão e Serviço em Saúde do Programa de Pós-Graduação Gestão e Saúde na Amazônia (PPGGSA/FSCMPA), participaram do Exame de Qualificação. Esta atividade visa, primordialmente, verificar o domínio sobre o tema das pesquisas e a prontidão na condução de um trabalho acadêmico de excelência. Outrossim, o exame busca identificar potenciais fragilidades no projeto de pesquisa, oferecendo direcionamentos para o seu aprimoramento.
O Exame de Qualificação representa um momento essencial na jornada da pós-graduação. Nele, o mestrando tem a chance de receber direcionamentos valiosos da banca examinadora, a qual é composta pelo orientador, coorientador, membros internos do Programa e o examinador externo, o que impulsiona o desenvolvimento dos trabalhos. Ademais, essa avaliação possibilita ao aluno demonstrar seu poder de argumentação, conhecimento aprofundado do tema e suas habilidades de comunicação. É uma excelente ocasião para obter um feedback construtivo e aprimorar suas competências como pesquisador.
Conforme a mestranda Luciana Tábatha Souza e Silva, "a experiência da qualificação, como autora principal, transcende a mera aprovação da dissertação, culminando na absorção do conhecimento oferecido pela banca. A compreensão da relevância de cada comentário e sugestão, bem como a identificação de melhorias para o trabalho a partir da expertise dos doutores reunidos, enriquece nosso saber e direciona a pesquisa. Adicionalmente, a participação como espectador nas qualificações dos colegas proporciona um valioso acúmulo de informações relevantes para a condução dos próprios estudos. Essa troca de conhecimento gratuita fortalece a autonomia para discutir pesquisas e temas atuais, com o objetivo final de aprimorar o serviço à comunidade".
De acordo com a coordenadora do PPGGSA/FSCMPA, Profa. Dra. Valéria Regina Cavalcante dos Santos, esse momento da qualificação é um marco importante no percurso acadêmico dos pós-graduandos, visando avaliar a consistência do projeto de pesquisa do aluno, além de definir a viabilidade do trabalho dentro do prazo estabelecido para a conclusão. Destaca ainda, os "novos olhares" da banca examinadora, que são fundamentais para a evolução da pesquisa do discente. Essas colaborações têm grande potencial para enriquecer o trabalho, abrir novas perspectivas e até corrigir eventuais falhas ou limitações do projeto de pesquisa, sendo fundamentais para o crescimento e aprimoramento da pesquisa. Sem dúvida, as contribuições desse momento podem despertar a necessidade de ajustes do projeto, ampliar sua perspectiva, corrigir erros ou lacunas, com objetivo que a pesquisa se torne mais robusta, relevante e inovadora. Além disso, ajudam a garantir a qualidade científica do projeto, garantindo que o mestrando esteja mais bem preparado para a defesa final, com um projeto sólido e bem fundamentado.
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Data de Publicação: 2025-05-23 14:44:18